A Suíça e os Estados Unidos doaram US 8,4milho… 30 milhões para o Fundo Amazônia. O fundo recebe verbas internacionais para financiar projetos de preservação e desenvolvimento na Floresta Amazônica. A Suíça quer iniciar a cooperação com esse importante instrumento e mostrar seu suporte em favor do compromisso ambiental do Brasil.
Parceria de longo prazo
Essa contribuição imediata é acompanhada pelo amplo know-how e expertise da Suíça, que no futuro também será colocado a serviço do Fundo Amazônia e do compromisso do Brasil com a proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O governo suíço está convencido que essa contribuição imediata permite estabelecer outra parceria de longo prazo entre a Suíça e o Brasil – como já existem em muitas outras áreas.
Retomada após paralisação
O Fundo Amazônia foi criado em 2008 para receber recursos destinados à prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, além da promoção da conservação e do uso sustentável da floresta amazônica. Em 2019, o fundo foi suspenso pelo governo brasileiro, que acusou a Noruega e a Alemanha de interferência política. Desde então, as atividades do fundo foram paralisadas . A retomada das atividades é vista como um passo importante na luta contra o desmatamento na região amazônica.